Classificação do vendedor – Google Ads

A classificação do vendedor é uma extensão do Google, que apresenta as avaliações de clientes reais sobre as lojas anunciantes. 

Quando estamos em busca de um produto e realizamos buscas no Google, normalmente aparecem vários sites que comercializam o que queremos e nosso comportamento mais comum é comprar nos sites que já conhecemos e temos uma relação de confiança. Quando nos deparamos com sites desconhecidos, é normal buscarmos por comentários/avaliações de terceiros e assim termos o embasamento de outros clientes, que nos ajudarão a seguirmos ou não no processo de compra. 

E se fosse possível, já nos anúncios, termos esses comentários já disponíveis? Isso facilitaria bastante a vida de seus potenciais compradores, não?

Diante disso, o Google disponibiliza essa funcionalidade diretamente nos anúncios da rede de pesquisa e também no Google Shopping (tanto nos anúncios como nos resultados gratuitos), incentivando a relação de confiança entre as empresas e clientes. 

As classificações da loja podem aparecer automaticamente, sem qualquer ação necessária por parte dos anunciantes. A classificação é representada em uma escala de 5 estrelas, incluindo entre parênteses o número de avaliações recebidas. 

Resultado de buscas do Google Shopping

Origem das classificações

O Google considera algumas fontes para obter os comentários dos clientes à respeito das marcas, entre elas:

  1. Google avaliações do consumidor, programa gratuito do Google que recolhe avaliações dos clientes no pós compra. Para que você consiga coletar esse tipo de informação é preciso ter uma conta no Google Merchant Center para conseguir aderir ao programa. Para entender o passo a passo, acesse  a ajuda do Google Merchant Center.
  2. Site de avaliações de terceiros.

Pré-requisitos

As extensões de classificação de vendedor aparecem de forma automática nos anúncios, porém para isso é preciso que os anunciantes atendam os seguintes pré requisitos:

  1. Ter recebido mais de 100 avaliações nos últimos 12 meses em um mesmo país, ou seja, se uma mesma empresa receber 60 avaliações em um país e 40 em outro, não estará elegível. 
  2. A Google ou seus parceiros conseguiram concluir uma avaliação do site da empresa.
  3. Possui classificação média de 3,5 estrelas ou superior para anúncios de texto (apesar de em alguns caso o Google apresentar a classificação de vendedores para classificações inferiores)
  4. A URL do domínio do anúncio precisa ser a mesma para o qual as classificações foram feitas. 

Classificação do vendedor no Google Ads

Seguindo os pré-requisitos mencionados acima, você terá grande oportunidade de que as extensões de classificação do vendedor apareçam em seus anúncios. 

Você conseguirá ver  a extensão diretamente em seus anúncios e para ter uma visão mais detalhada do desempenho, você poderá acessar sua conta do Google Ads e clicar em Extensões > Extensões automáticas, ao acessar o link você verá as extensões automáticas que estão ativas em sua conta e os resultados de cada uma delas incluindo as classificações de vendedor que aparecem na plataforma como “Avaliações do vendedor”. 

Se suas classificações do vendedor não estiverem aparecendo, certifique-se de que sua loja atenda aos pré-requisitos listados acima. 

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